As Criptomoedas Nas Quais Deve Ficar de Olho na Segunda Metade de 2021

Quais são as criptomoedas com maior expectativa de crescimento no outono que se avizinha?

Top 5 das Criptomoedas para o Outono de 2021

Nem só de Bitcoin vive o mercado de criptomoedas. A Bitcoin, ao ser utilizada quase como sinônimo de criptomoedas, continua a estar no topo de muitas preferências, ocupando mais de 50% do mercado e subindo quase 400% só em 2020. Isso significa que acaba muitas vezes por ser o motor por trás de subidas e descidas de outras moedas. Apesar deste mercado sempre se caracterizar por uma elevada volatilidade, há tendências que é possível descortinar e antever. Aqui vamos analisar aquelas que nos parecem estar no top dos investimentos, com maior tendência de subida, dentro das milhares de criptomoedas disponíveis. É preciso relembrar que é um mercado instável e que é mais seguro comprar criptomoedas através de corretoras e exchanges autorizadas e que transmitam segurança aos seus utilizadores.

Tezos

Criada por Arthur Breitman em 2017, a Tezos é uma tecnologia peer-to-peer (P2P) que lhe permite alterar as suas próprias regras, minimizando as interrupções na rede. Todas as validações de transações são efetuadas virtualmente, e não com recurso ao uso computacional realizado no processo de mineração. Ainda mais flexível que a Ethereum, a Tezos finalizou acordos com três empresas suíças, o que lhe dá cada vez maior credibilidade no conjunto de criptomoedas disponíveis. Desde o início de 2021, o valor da moeda aumentou cerca de 170%.

Cardano

Ao contrário de outras plataformas como a Bitcoin, Cardano elimina o processo de verificação de transação, reduzindo o tempo necessário para transações, bem como consumo de energia e emissões. Foi criada pelo co-fundador da Ethereum, partilhando algumas filosofias com ela. Em 2017, o preço era de $0.02. Em Agosto de 2021, o preço era de $2.11. O seu crescimento parece modesto, mas é uma subida sólida e constante. É uma das criptomoedas que apresenta resultados mais consistentes, tornando-se uma favorita por quem se quer iniciar no investimento de criptomoedas, mas sem arriscar em demasia.

VeChain

Os analistas concordam que comprar VeChain pode ser um investimento muito estável, num mercado altamente volátil. As perspectivas de crescimento não são tão avassaladoras como para outras, mas tem um crescimento seguro e estável, atrativo para investidores mais avessos ao risco. Tem ainda um preço muito acessível, o que significa que com um investimento relativamente baixo pode ter um bom retorno no futuro. A sua filosofia assenta na transparência e na capacidade de usar códigos únicos, sendo essa tecnologia usada por várias empresas de retalho, incluindo a Walmart. No último ano subiu quase 300%, mas continua ainda muito longe de valer $1.

Cosmos

Juntamente com a VeChain, a Cosmos é uma das criptomoedas mais desconhecidas dos investidores. Mas isso não quer dizer que deva ser posta imediatamente de lado. Desde Julho deste ano, assistimos a uma explosão do volume de trocas de ATOM, que atingem os $200 milhões diários. Além disso, passou a estar disponível nas maiores corretoras e exchanges. As duas situações estão fortemente interligadas e levaram a este boom da Cosmos. O seu fundador considera que “busca promover melhorias nos blockchains lentos, caros, não escaláveis e ambientalmente prejudiciais”. Por altura do seu lançamento, em Março de 2019, a sua transação estava nos $6.50. Atualmente, troca-se a $40.

Ethereum

A Ethereum é a segunda maior criptomoeda, sendo muitas vezes denominada como a prata (sendo o Bitcoin o ouro). A Ethereum revolucionou o setor, descentralizando o serviço e lançando recentemente uma atualização que permitiu melhorar as comissões e reduzir a sua inflação. Esta mudança vem beneficiar os investidores, permitindo calcular melhor o valor de investir na moeda e dando aos “mineiros” uma comissão justa.

De acordo com a Forbes, em apenas cinco anos, o seu preço subiu de $11 para $3,000. Não é por isso de estranhar que apareça em todas as listas de recomendações para investimentos em criptomoedas.

A revista Time revela que os próximos meses apresentam-se com uma série de desafios importantes para o crescimento e aceitação das criptomoedas. Importantes medidas legislativas irão ser discutidas em Washington, para trazer maior segurança e transparência às transações. Visa e Mastercard disponibilizam pagamentos através de criptomoedas e levantamentos em multibancos. Cada vez mais empresas facilitam os pagamentos através desse método. Tudo parece indicar que o investimento em criptomoedas será mais seguro. No entanto, o mercado permanece volátil na sua essência, fortemente afetado por notícias positivas ou negativas, e tomadas de posição de celebridades / CEO (veja-se o caso de Elon Musk e o seu forte impacto na valorização e desvalorização de criptomoedas). A Bitcoin continua a marcar o passo no mercado e a influenciar fortemente a oscilação de preços, mas cada vez há mais moedas que trilham o seu caminho e têm boas perspectivas para a segunda metade de 2021. Nunca esquecer a importância de diversificar e de nunca arriscar mais do que aquilo que estaria disposto a perder.

Artigo escrito por Judy Smith, [email protected].