Conheça a criptomoeda DASH
De fato, o Bitcoin (BTC) foi a revolução que mudou o mundo. Afinal, foi a verdadeira representação de um dinheiro digital livre de gastos duplos e intermediários, como governos e bancos centrais. Ou seja, o Bitcoin trouxe a verdade liberdade financeira para os indivíduos.
Todavia, há alguns pontos que o criptoativo primário não conseguiu suprir. Só para exemplificar, o BTC não possui transações rápidas e suas taxas são altas demais. Isso dificulta sua utilização como um dinheiro do dia a dia. Para resolver esse problema surgiram as altcoins, ativos alternativos ao Bitcoin.
Embora haja cerca de 9.000 criptoativos, muitos nasceram apenas como um scam. Ou seja, para pegar o dinheiro dos investidores, pois não oferecem nenhum recurso. Contudo, não podemos deixar de apontar que existem projetos sérios e que se provaram em sua existência. Desses projetos podemos destacar o Dash. A altcoin surgiu em 2014 com o intuito de ser o dinheiro utilizado no dia a dia. Além disso, consegue oferecer diversas vantagens não vistas no Bitcoin, como, por exemplo, a camada de masternode. Sendo assim, vamos apresentar a você o Dash e a importância do masternode para o ativo digital.
Conhecendo o Dash e suas características
O criptoativo é um dos mais escaláveis do meio blockchain. O Dash possibilita transações de valores em um segundo por menos de um centavo. As habilidade do Dash não param por aí. Veja abaixo pontos que elevam a estrutura do criptoativo.
InstantSend: A equipe do Dash criou essa funcionalidade para que as transferências sejam bloqueadas e confirmadas em apenas 1 segundo.
PrivateSend: Esse método permite que diversas transações sejam embaralhadas para quem está de fora não conseguir determinar a fonte de envio do Dash.
Chainlocks: Sem dúvida, uma das principais vantagens do Dash. É essa funcionalidade que deixa a altcoin imune a ataques de 51%, pois deixa o blockchain do Dash imutável.
Qual é e a importância dos masternodes
De forma simples, masternode é um nó de um criptoativo que mantém a cópia completa de seu blockchain em tempo real, assim como um full node do Bitcoin que oferece serviços específicos que os mineradores não podem realizar. É nesse cenário que entra sua importância para o Dash.
Sem o masternode, as funcionalidades citadas não seriam possíveis.
Para que as transferências sejam instantâneas, a rede de masternodes libera as 24 confirmações das transações no blockchain da altcoin rapidamente, enquanto a protege de gastos duplos.
O processo do PrivateSend é realizado por três masternodes que são responsáveis por verificar os valores parciais de tamanhos idênticos e misturar as transações.
Não podemos deixar de apontar sua importância para o Chainlocks. Essa rede marca os blocos com uma votação usando assinaturas de limite mínimo. No momento em que 60% deles concordam com o estado da cadeia, o checkpoint é consolidado e a rede protegida.
Como ser um masternode do Dash
De acordo com o protocolo da altcoin, todos que tiverem 1.000 Dash podem ser masternode da altcoin. Todavia, essa quantidade passou a ser bem significativa com todo o crescimento do criptoativo. Por isso, surgiram serviços, como CrowNode, que possibilitam a entrada de masternodes compartilhados com apenas um Dash.
Conheça o Canal Dash Dinheiro Digital
Agora que você já sabe tudo sobre o Dash, nada melhor que saber as notícias que envolve a altcoin. O Dash não para. Já possui diversas parcerias e continua aumentando suas funcionalides, apresentando mais vantagens para seus usuários. Em breve, veremos o Dash competindo com o Ethereum. Quer ficar por dentro de tudo isso? Se inscreva no canal Dash Dinheiro Digital no YouTube. O apresentador Rodrigo Digital oferece diversos programas para que você entenda tudo sobre o mercado de criptoativos e tira todas suas dúvidas sobre o Dash.